O Movimento VIVA terá um espaço exclusivo de debates durante a programação da 23ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira. A oportunidade surgiu em reunião na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), na capital paulista, na última quinta (31).

Participaram do encontro: o presidente da Afresp, Rodrigo Keidel Spada; o diretor de Assuntos Estratégicos e Comunicação, José Roberto Lobato; o presidente da OAB Paulista, Dr. Marcos da Costa; e o Diretor Titular do Departamento Jurídico da Fiesp, Helcio Honda.

A projeção, segundo OAB, é reunir cerca de 40 mil advogados e estudantes de direto de todo o país em uma das maiores conferências do ramo jurídico. A Afresp irá distribuir uma cota de ingressos aos associados interessados. O número de ingressos ainda não foi confirmado.

Para Spada, divulgar as ações e as propostas do projeto liderado pela Afresp, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), significa estimular o debate com a sociedade civil.

“A nossa intenção é que o VIVA continue em expansão dentro de uma rede de parceiros que reconheça nossos princípios e os problemas sobre a tributação do consumo e a urgência de sua reforma”, falou. Em seguida, o presidente da OAB-SP reafirmou o compromisso da secional em estreitar relacionamentos que engrandeçam o debate sobre o tema tributário.

Durante a reunião, também foi colocada em pauta a organização de um outro evento em conjunto com a Afresp. A intenção é reunir especialistas e discutir visões sobre a reforma tributária e seu desentrave no Congresso Nacional em outubro, no auditório da OAB, em São Paulo.

“Tratamos a reforma tributária como uma questão de princípios. Queremos reunir diferentes atores da sociedade e trabalhar esses princípios em conjunto. Que eles sejam o alicerce que necessitamos para que a pauta avance com base nesses valores comuns. Só assim teremos uma reforma consiste e, em seguida, pronta, para ser levada ao Congresso”, explicou Lobato.

DSC_4439

(esquerda para direita): Diretor de Assuntos Estratégicos e Comunicação, José Roberto Lobato; presidente da Afresp, Rodrigo Keidel Spada; presidente da OAB Paulista, Dr. Marcos da Costa; Diretor Titular do Departamento Jurídico da Fiesp, Helcio Honda.

Durante o encontro, presidente Spada também explicou o processo de construção do Movimento VIVA. O papel da Afresp na prestação de serviços aos associados, além das ações da associação na valorização da imagem da categoria perante a sociedade, foram elucidados aos presentes.

Ao final da reunião, Spada recebeu das mãos do presidente da OAB-SP uma medalha em homenagem aos 85 anos da secional em São Paulo.

Sobre o Congresso

Realizada entre os dias 27 e 30 de novembro de 2017, pela OAB, em São Paulo, a Conferência Nacional reunirá 200 palestrantes, 40 painéis e diversos eventos especiais.

O tema desta edição é ‘Em defesa dos diretos fundamentais: pilares da democracia, conquistas da cidadania’ e norteará os conteúdos previstos na programação desta edição. O objetivo é reafirmar a missão da advocacia na luta para a construção de um país mais justo para todos.

Fonte: Afresp com informações da OAB-SP