Como foi realizado
O Projeto foi realizado em três etapas, a começar com a realização de Rodadas Regionais destinadas a debater, entre os AFRs do estado, a crise do Fisco. Em que consiste a crise? Como chegamos a ela? Como pensamos sair? São temas que devem ser tratados nessas Rodadas.
-
Primeiro dia (manhã)
- O papel do Agente Fiscal de Rendas ressignificado (Prof. Eurico de Santi, do Núcleo de Estudos Fiscais da Fundação Getúlio Vargas).
-
Primeiro dia (tarde)
- Uma proposta de simplificação do ICMS para o Estado do Mato Grosso (Prof. Eurico de Santi, Diretor e representante do Centro de Cidadania Fiscal).
-
Segundo dia (manhã)
- O panorama atual da tecnologia de informação e os desafios futuros (Álvaro Bahia, do Encat).
-
Segundo dia (tarde)
- TADAT – Tax Administration Diagnostic Assessment Tool (Mônica Schapallir Calijuri, da Secretaria do TADAT em cooperação com o Fundo Monetário Internacional).
-
Terceiro dia (manhã)
- O IVA europeu (Javier Sanchez Gallardo, da UNED e IEF – Espanha).
-
Terceiro dia (tarde)
- Administrar o IVA europeu (Jesús Gascón Catalán, da UNED e IEF – Espanha).
- As atividades do terceiro dia contaram com a participação do Diretor do Centro Institucional da UNED-IEF, José Manoel Guirola.
-
Quarto dia
- Aprofundamento das discussões iniciadas nas Rodadas Regionais à luz dos conteúdos transmitidos nos três primeiros dias, propostas de continuidade dos trabalhos e redação, leitura e aprovação da Carta das Terras Altas.